quarta-feira, 31 de outubro de 2007
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Diário Aplicado
O uso do jornal como instrumento de educação indica um novo conceito sobre o pensar e o agir, por intermédio da leitura e utilização do jornal na escola, como um recurso que permite um estímulo ao prazer de ler. E estas leituras têm resultados estimulantemente positivas.
Os novos leitores têm a chance de estar em constante contato com a realidade com um veículo de comunicação da realidade social e natural com informações veiculadas. Assim, permite que na sala de aula, a leitura seja mais prazerosa com jornais do dia ou os anteriores.
A possibilidade de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e utiliza-lo dentro da sala de aula pode ser denominado como uma ferramenta técnica para um ensino mais dinâmico. E isto hoje, pode ser considerado uma falha na educação, os alunos se sentem desmotivados ao aprendizado. E esse instrumento de comunicação é um forte aliado e bem sucedido processo de ensino, porque em contato com a informação há um aluno mais consciente e crítico.
Acostumar os alunos à leitura do jornal não é uma tarefa difícil e ao mesmo tempo é enriquecedora, pois, aumenta a capacidade de entendimento da realidade com os alunos, principalmente ao aumento vocábulo, porque estarão em constante contato com novas palavras, melhorando a qualidade nas produções de textos e aumentando as informações para debates. O jornal estimula o raciocínio e aumenta a capacidade de questionamentos, alguns pedagogos e estudiosos ainda afirmam que o jornal pode ser interpretado como uma opção ao domínio da televisão. O jornal é o reflexo do de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um admirável material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também favorecer a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico. O jornal é a representação dos valores, da ética, da cidadania, através de diversos temas, e isto é uma base para o desenvolvimento dos temas transversais nos enfoques das questões éticas e de cidadania temas originais das notícias.
PEDOFILIA um crime absurdo e real
http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2007/10/24/internet-facilita-vida-dos-pedofilos/
Mulheres seguram essa bola
A quem diga que as mulheres sentem-se obrigadas a passar à tarde de domingo ao lado do companheiro para olhar as coxas dos jogadores. Porque além de saber quando aconteceu e porque foi a falta, as mulheres realmente estão dentro do campo, seja apitando ou erguendo a bandeirinha, ou até mesmo discutindo na TV sobre a partida de domingo. Ou seja, as mulheres não são mais aquelas que fazem à pipoca, mulheres dão um show.
Além de vários avanços, essa foi mais uma conquista. Antigamente, mulheres só torciam na época de copa do mundo, isso porque poderiam usar aqueles belos modelinhos verde e amarelo, e faziam aquela consagrada pergunta que cor é a camisa do nosso time?
Hoje, a paixão é outra, mandam a mãe do arbitro pra aquele lugar, ficam com raiva, berram no gol e choram na derrota.
Só há um porém, é bom que o casal compartilhe a mesma paixão pelo time, imagina só se o time da mulher perde bem no período de TPM?
ECONOMIA:
Brasil exporta mão-de-obra para o Japão
Desse total, os dekasseguis devem ser responsáveis por US$2,6 bilhões, um aumento de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior, quando as cifras atingiram a casa dos US$2,2 bilhões. Os dados fazem parte de um estudo divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre as remessas de latino-americanos enviadas para seus países de origem. O total estimado a ser enviado por latino-americanos em 2006, de acordo com o BID, será de cerca de US$ 45 bilhões, um crescimento de 50% em relação a 2004. Há dois anos, um estudo semelhante indicou que as remessas de latino-americanos totalizavam US$ 30 bilhões.
Drogas: Relação Aluno, Família e Escola
Na medida em que os filhos se mostrarem interessados e dispostos a conversarem com seus pais a respeito do uso de drogas, devera ser discutido de forma adequada à idade da criança ou do adolescente, vai deixar de ser algo secreto e misterioso, perdendo muito de seus atrativos.
Qualquer atividade vista como oculta do mundo dos pais e dos professores tende a ser vista pelos jovens como instigante e excitante.
A maioria dos pais tende a conversar com os filhos sobre drogas somente quando surgem problemas e conflitos. Entretanto, torna-se muito mais fácil conversar com os filhos sobre esses problemas e conflitos quando os pais já puderam superar no passado a barreira de falar sobre drogas. É importante também lembrar que conflitos e rebeldia fazem parte da adolescência normal e não indicam necessariamente envolvimento com drogas. Os conflitos dos jovens são necessários para que se tornem adultos, sendo responsabilidade dos pais ensinar seus filhos a lidar com os problemas.
Os pais não devem se apavorar com as discussões, mas compreender a raiva e a revolta do jovem e mostrarem-se seguros com relação às suas próprias crenças e valores.
O primeiro grande problema que se apresenta nessas situações é que freqüentemente os jovens são mais informados a respeito de drogas que seus pais.
Quando falarem de drogas, os pais devem se basear em substancias que eles realmente conhecem (por exemplo, tabaco, álcool ou tranqüilizantes). Os pais em geral têm mais dificuldade em falar sobre drogas ilegais, mas grande parte das informações a respeito de drogas legalizadas tende a ser igualmente válida para as ilegais. Seria aconselhável que os pais pudessem adquirir conhecimentos básicos sobre as principais substancias de uso e abuso em nosso meio, para que não transmitam informações sem fundamento ou preconceituosas, como são habitualmente veiculadas em jornais, revistas, televisão, etc.
Não há problema algum em que os pais admitam seu desconhecimento a respeito de drogas, quando for o caso.
Os pais têm diferentes maneiras de lidar com um filho que esteja usando drogas. Embora alguns sejam totalmente contra o uso de qualquer droga, a maioria considera aceitável o uso de determinadas substancias (bebidas alcoólicas, cigarro). Alguns pais são tolerantes e outros se resignam com o fato de seus filhos usarem drogas.
Diversas escolas têm adotado programas educativos com esse objetivo. Eles podem ser de grande ajuda aos jovens, sobretudo a partir do inicio da adolescência, desde que conduzidos de forma adequada. Informações mal colocadas podem aguçar a curiosidade dos jovens, levando-os a experimentar drogas. Discursos antidrogas e mensagens amedrontadoras ou repressivas, além de não serem eficazes, podem até mesmo estimular o uso.
Nos programas de prevenção mais adequados, o uso de drogas deve ser discutido dentro de um contexto mais amplo de saúde. As drogas, a alimentação, os sentimentos, as emoções, os desejos, os ideais, ou seja, a qualidade de vida entendida como bem-estar físico, psíquico e social, são aspectos a serem abordados no sentido de levar o jovem a refletir sobre como viver de maneira saudável.
De morena básica a deusa platinada
O cabelo loiro é como se fosse o reflexo da estrela de cinema, de mito, sensualidade. Também está ligada a ingenuidade. Porque quando se pensa em uma criança boazinha, ou quando pensa na imagem de um anjo, automaticamente imagina ser loiro. Desta forma, o tom de cabelo claro oferece várias possibilidades, que atravessa o universo.
É quase o sonho de todas as mulheres, por isso algumas cometem erros absurdos, porque querem mudanças radicais e que afinal são perigosas. Às vezes algumas mulheres exageram no tom e fica estridente, muito artificial. Para evitar, uma boa solução são as mechas, que podem variar o tom.
Um erro é que nem sempre as mulheres sabem o que estão passando no cabelo, portanto é praticamente perigoso fazer tintura em casa. Por isso é evidente que ser loira custa caro.
A cor ideal não deve seguir a tendência, deve ser feita uma reflexão sobre o que combina com você. Escolher o tom ideal para a cor da pele e os olhos.
Enfim, além de escolher a cor ideal é necessário um cuidado extra, os fios claros suplicam muitos cuidados porque geralmente exigem uma descoloração para chegar ao tom ideal. As sobrancelhas também devem estar em sintonia com o cabelo.
CULTURA:
Troca de Alianças na época do: Era uma vez...
O início do namoro é perfeitamente lindo, assim se torna o começo ou não de um eterno amor. E para que dure para sempre é necessário respeitar a outra pessoa, porque enfim, podem ser almas gêmeas, mas não é uma única pessoa, cada um tem sua opinião, seus costumes, seus conceitos.
Assim, podemos ver a vida com outros olhos, aquele em que vê colorido e bondade em tudo, o verdadeiro amor é cego como dizem por aí? Então não é fácil escolher o amor assim como se escolhe aquela maça na feira, até porque muitas vezes são perfeitamente belas, mas na primeira mordida você pode se decepcionar.
Quanto amores já pensamos que seria eterno? Mesmo com muitos pontos negativos nessa época de descobrir o amor virtualmente, dentro de uma balada ou no primeiro beijo da “ficada”.
Até porque desde crianças ouvíamos histórias de que o homem perfeito viria num cavalo branco, que a princesa estaria loira, linda e magra esperando pelo beijo apaixonado. Sei que é duro encarar essa realidade, não existe era uma vez, ou viveram felizes para sempre. Mas se há o verdadeiro amor, tem como driblar a falta de dinheiro, a diferença de opinião, aqueles benditos quilinhos a mais; afinal o amor é mais que isso, ele supera tudo.
Tatuagem não muda Caráter
Não se sabe ao certo data e lugar de origem das tatuagens, contudo sabe-se que elas existem há muito tempo, chegando a ser milenares; muito antes de Cristo elas circulavam por todo o mundo. A mais antiga tatuagem foi encontrada na Rússia, em uma múmia de mais de 12 mil anos. Também é milenar seu uso pelas tribos Maoris, na Nova Zelândia. Também era apreciada pelos antigos cristãos que as usavam em forma de cruzes, peixes e olhos dentro de triângulos, até que sua prática foi proibida no século VII. A tatuagem causou furor na nobreza inglesa no final do século passado quando foi utilizada pelo então príncipe Eduardo, com âncora, dragão e Cruz de Malta. Ela foi moda na virada deste século e é utilizada para distinguir membros da máfia japonesa, a Yakusa. A arte de tatuar o corpo conquistou o mundo, atravessou a história e foi sendo disseminada de geração a geração até chegar aos nossos dias, provando seu desígnio: Nasceu realmente pra ficar...
2) Procure informações com pessoas competentes, que realmente saiba como fazer uma tatuagem sem nenhum risco à saúde. Luvas é sinal de que ele sabe dos riscos que rolam na hora de tatuar, e que dá valor para a higiene. O local de trabalho também reflete isso.É necessário que tenha um bom esterilizador LIGADO e FUNCIONANDO... Os melhores usam AUTO-CLAVE que é mais eficiente que as antigas estufas. Jamais faça tatuagem com uma pessoa que não use luvas!
Morreu nesta manhã a Lorotinha, orquídea de D. Diva, ela iria completar 4 anos, o velório será na capela guarda-vida. O enterro as 14:00.
SOCIAL:
Curtindo o namorado, o jogador Thiago.
Observando a noite estava a socialite Tatiane.
O empresário Daniel era só no chamego!
A pedagoga Cecília com seu belo sorriso!
O piloto Rogério Turati com a noiva em noite de folga.
Jornal criado pelas alunas: Cecília, Gisele, Tatiane Hollandini!
JORNAL PEDAGOJAL
Violência na escola: identificando pistas para a Prevenção
Embora não se trate de um estudo de recepção, alunos e professores, ao atribuírem à mídia uma parcela significativa de responsabilidade no incremento da violência. Ateoria das mediações culturais procura explicar as relações entre as práticas decomunicação e as práticas cotidianas que se dão no espaço da cultura e queatravessam as instituições mediadoras tradicionais como escola, família ecomunidade, introduzindo novos sentidos do social a etnia e os meios tecnológicos.Para fins deste trabalho foram privilegiados os dados qualitativos, oriundosde grupos focais realizados com alunos e professores que fizeram parte daavaliação na primeira e segunda etapas. Foi analisada a questão que investigaa violência na escola e os fatores e comportamentos de risco à saúde dosadolescentes. A participação dos alunos e professores nos grupos focais ocorreu mediante a aceitação espontânea, firmada na assinatura de um termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme preconizado na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os grupos com os alunos foram organizados a partir de alguns critérios: aceitação para participar do grupo;pertencer às séries delimitadas; equilíbrio entre sexos masculino e feminino;garantia de representação da diversidade etária e étnica das séries. A inclusãodos professores levou em consideração sua adesão espontânea, adisponibilidade de horários e a diversidade das matérias lecionadas nessas séries escolares.No primeiro momento da avaliação, realizado em 2000, foram realizados 36grupos focais com alunos da sétima série do ensino fundamental e do primeiroano do ensino médio, com a participação de 297 alunos de escolas públicas eprivadas (58,1% do sexo feminino e 41,9% do sexo masculino); e de setentaprofessores do ensino fundamental e médio das duas redes de ensino, em noveescolas das cidades de Iguatu (CE), Juiz de Fora (MG) e Campinas (SP), alvos doPrograma Cuidar. Outras nove escolas serviram como grupo-controle, seguindoo modelo de investigação quase-experimental escolhido na avaliação, onde seidentifica um grupo experimental, no qual se faz a intervenção e outrocontrole, isento da intervenção (Souza & Assis, 2000). No total, seis escolasem cada município foram avaliadas (três com e três sem o Programa). Os dadosda última etapa referem-se ao ano de 2000, oriundos de 24 grupos focais comos alunos da oitava série do ensino fundamental e do segundo ano do ensinomédio, totalizando 204 jovens (55% do sexo feminino e 45% do sexomasculino) e com 65 professores dos três municípios (Souza & Assis, 2002).Resultados e discussão Formas de violência referidas no cotidiano escola rNo primeiro momento da pesquisa, em 2000, constatamos que a violência sofrida e praticada nas escolas dos três municípios se apresentava sob diversas formas. Aspectos como: estrato social; natureza da instituição (pública ou privada); cultural e de gênero mediavam esse fenômeno.Os dados quantitativos revelaram que, para todas as escolas, a humilhação foi a forma de agressão mais sofrida pelos alunos, seguida dos furtos, ameaças edestruição de seus objetos. Em relação ao comportamento violento, muitos dosalunos que se queixaram de ser humilhados na família, na escola e nacomunidade, também disseram agir da mesma forma com seus semelhantes,reproduzindo o comportamento censurado. A relevância dessa referência foientre os jovens do ensino privado, que correspondem à classe média.Do ponto de vista das suas características, as escolas públicas enfatizaram asexperiências de agressões físicas e depredações; nas particulares, as maiores foram de roubos e humilhações. Nas escolas situadas em áreas de intensos conflitos entre traficantes e a polícia, a existência de armas de fogo,foi mais citada tanto pelos adolescentes quanto pelos educadores. Essas escolas também eram as mais depredadas e pichadas, evidenciando-se a inter-relação do ambiente com a instituição escolar. Diferenças também foram observadas nas respostas por cidade. Campinas foi a cidade em que o maior número de experiências violentas foram mencionadas, e o porte de arma de fogo foi relatado com maior freqüência pelos estudantes, dado que se comprovou também pela fala dos professores. Em contrapartida, os docentes de Iguatu referiram menos transgressões graves entre os estudantes. A oposição entre professores da rede pública e privada ficou bem demarcada quando os primeiros afirmaram com maior freqüência a ocorrência de atos infracionais praticados pelos seus alunos e os últimos disseram o contrário.Segundo investigação realizada por Cardia (1997) e confirmada no nosso trabalho, na visão dos professores, os seus alunos apresentam um comportamento agressivo, intolerante, apático e de baixa auto-estima. Alguns fatores são apontados para esse comportamento: família composta por muitos filhos, nas quais os pais dedicam pouco tempo à sua educação e como resultado, esses jovens apresentariam dificuldades no relacionamento com o outro; e uma presença cada vez menor do adulto na vida da criança,comprometendo sua noção de civilidade e companheirismo. Ainda, os pais e responsáveis estariam repassando a sua função de preparar esses jovens para a vida aos professores.Pesquisa realizada com professores do ensino público no Estado do Rio de Janeiro (Lucinda et al., 1999) também vem ao encontro do que constatamos na nossa investigação, de que a violência na escola se apresenta através de brigas, agressões verbais ou mesmo ameaças, assim como quando um professor não dá atenção ao aluno ou o agride verbalmente. Um grande número de reprovações escolares pode sugerir esse desprezo do professor com o aluno. A depredação das instalações físicas e materiais da escola; o roubo de matéria escolar e o descaso do governo com a educação figuram como formas de violências referidas no cotidiano escolar. Grosso modo, os professores revelaram despreparo e ausência do apoio familiar para lidar com essa realidade violenta.Na abordagem qualitativa investigamos a questão da violência . considerado pelos demais como uma pessoal.
http://www.naoviolencia.org.br/sobre/pdf/Violencianaescola_identificandopistaspprevencao_Minayo.pdf
Educação no Brasil
Revista dhttp://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/noticias/id050104_01.shtmla Folha
Tendo como referência este modelo, podemos examinar as conseqüências das várias medidas que vêm sendo adotadas pelo governo federal no campo do ensino superior privado. Inicialmente, constatamos uma preocupação com o excesso de pedidos de autorização de novos cursos (direito e medicina, especialmente), o que fez com que se segurasse a fila, restringindo a livre entrada. Duas condicionantes para a abertura de novos cursos foram então introduzidas: a qualidade, que já existia, e o interesse social (Portaria 2.477 do MEC). A qualidade sempre foi requisito e vem sendo perseguida há vários anos. É importante, porque torna os cursos mais homogêneos, ao estabelecer padrões mínimos, facilitando a escolha do consumidor. Já o interesse social deveria se restringir ao setor público, pois não há razão nem possibilidades práticas de interferir nas decisões de oferta e de demanda de cursos livremente estabelecidas no mercado. Ao fazê-lo, diminui-se a entrada e, conseqüentemente, a oferta total, favorecendo os cursos mais antigos. A proibição da criação de novos centros universitários e a exigência de pesquisa dos que permanecerem infligem um custo adicional, que pode levar a uma diminuição da oferta e mensalidades mais elevadas. A informação independente deve ser uma função do governo. Ela se iniciou em meados da década de 90, especialmente com o Provão, e está agora sendo reformulada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O seu êxito dependerá da capacidade de transmitir uma informação simples e sem ambigüidades, que possa ser entendida com facilidade pelo grande público. Dos três tipos de avaliação previstos, as condições de oferta serão mais úteis no processo de autorização para novos cursos, quando se verificará o potencial dos mesmos em oferecerem bom ensino. O seu uso para reconhecimento deveria enfatizar as melhorias ou retrocessos ocorridos no período, em vez de fornecer um conceito único. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que vem substituir o Provão, ainda tem que demonstrar ser um melhor substituto e, para tanto, precisa tornar mais claros os procedimentos amostrais e a possibilidade de calcular o valor agregado pelas instituições. Necessita mostrar também a sua capacidade de transformar um sistema baseado em conceitos relativos em outro, a ser apresentado em conceitos absolutos. Por fim, a auto-avaliação institucional seguida da avaliação externa é por demais complexa, exaustiva e pretensiosa, ao almejar dar conta de todos os aspectos de uma instituição de ensino. A experiência com o antigo Paiub demonstrou que os resultados podem ser de alguma valia para o público interno, mas são inadequados para uso pelo público externo. De qualquer forma, a avaliação e sua divulgação, de forma inteligível, ajuda a tornar o mercado mais eficiente. O governo tem outros importantes papéis no ensino superior. Desde logo, constata-se que eficiência e distribuição de renda nem sempre caminham juntas. O setor privado não vai resolver a questão do acesso dos mais pobres ao ensino superior e é preciso que o governo intervenha e, neste caso, ações como o Programa Universidade para Todos (Prouni) - ao comprar vagas para alunos carentes - e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) - crédito educativo - são positivas e caminham na direção oposta à injusta gratuidade generalizada nos estabelecimentos públicos. O governo poderia também pensar em um órgão regulador de processos de fusões e incorporações, dificultando a criação de oligopólios e outro que se preocupasse com a eliminação da propaganda enganosa e com as questões éticas. Por fim, as IES federais não devem ser tratadas com os parâmetros do mercado. Cabe a elas a função de atender áreas importantes que não são cobertas suficientemente pelo setor privado (caso da pesquisa e da pós-graduação) e outras que tenham, aqui sim, interesse social. As Ifes deveriam também ser a referência de qualidade para o setor privado.http://www.universia.com.br/html/noticia/noticia_clipping_bhhdg.html
POLÍTICA
Nível Descrição dos Níveis da Escala
150 Os alunos da 4ª e da 8ª séries são capazes de esolver problemas envolvendo adição ou subtração, estabelecendo relação entre diferentes unidades monetárias (representando um mesmo valor ou numa situação de troca, incluindo a representação dos valores por numerais decimais); calcular adição com números naturais de três algarismos, com reserva; reconhecer o valor posicional dos algarismos em números naturais; localizar números naturais (informados) na reta numérica;ler informações em tabela de coluna única; e identificar quadriláteros.
175 Os alunos das duas séries, neste nível:identificam a localização (lateralidade) ou a movimentação de objeto, tomando como referência a própria posição; identificam figuras planas pelos lados e pelo ângulo reto; lêem horas e minutos em relógio digital e calculam operações envolvendo intervalos de tempo;
calculam o resultado de uma subtração com números de até três algarismos, com reserva; reconhecem a representação decimal de medida de comprimento (cm) e identificam sua localização na reta numérica; reconhecem a escrita por extenso de números naturais e a sua composição e decomposição em dezenas e unidades, considerando o seu valor posicional na base decimal; efetuam multiplicação com reserva, tendo por multiplicador um número com um algarismo; lêem informações em tabelas de dupla entrada; resolvem problemas: relacionando diferentes unidades de uma mesma medida para cálculo de intervalos (dias e semanas, horas e minutos) e de comprimento (m e cm); e envolvendo soma de números naturais ou racionais na forma decimal, constituídos pelo mesmo número de casas decimais e por até três algarismos.
200 Além das habilidades descritas anteriormente, os alunos das duas séries: identificam localização ou movimentação de objetos em representações gráficas, com base em referencial diferente da própria posição; estimam medida de comprimento usando unidades convencionais e não-convencionais;interpretam dados num gráfico de colunas por meio da leitura de valores no eixo vertical; estabelecem relações entre medidas de tempo (horas, dias, semanas), e, efetuam cálculos utilizando as operações a partir delas; lêem horas em relógios de ponteiros, em situação simples; calculam resultado de subtrações mais complexas com números naturais de quatro algarismos e com reserva; e efetuam multiplicações com números de dois algarismos e divisões exatas por números de um algarismo. Os alunos da 8ª série ainda são capazes de: localizar pontos usando coordenadas em um referencial quadriculado; identificar dados em uma lista de alternativas, utilizando-os na resolução de problemas, relacionando informações apresentadas em gráfico e tabela; eresolvem problemas simples envolvendo as operações, usando dados apresentados em gráficos ou tabelas, inclusive com duas entradas.
225 Os alunos da 4ª e da 8ª séries: calculam divisão com divisor de duas ordens; identificam os lados e, conhecendo suas medidas, calculam a extensão do contorno de uma figura poligonal dada em uma malha quadriculada;identificam propriedades comuns e diferenças entre sólidos geométricos (número de faces); comparam e calculam áreas de figuras poligonais em malhas quadriculadas; resolvem uma divisão exata por número de dois algarismos e uma multiplicação cujos fatores são números de dois algarismos; reconhecem a representação numérica de uma fração com o apoio de representação gráfica; localizam informações em gráficos de colunas duplas; conseguem ler gráficos de setores; resolvem problemas: envolvendo conversão de kg para g ou relacionando diferentes unidades de medida de tempo (mês/trimestre/ano); de trocas de unidades monetárias, envolvendo número maior de cédulas e em situações menos familiares; utilizando a multiplicação e reconhecendo que um número não se altera ao multiplicá-lo por um; e envolvendo mais de uma operação. Os alunos da 8ª série, ainda: identificam quadriláteros pelas características de seus lados e ângulos; calculam o perímetro de figuras sem o apoio de malhas quadriculadas; identificam gráfico de colunas que corresponde a uma tabela com números positivos e negativos; e conseguem localizar dados em tabelas de múltiplas entradas.
250 Os alunos das duas séries:calculam expressão numérica (soma e subtração), envolvendo o uso de parênteses e colchetes; identificam algumas características de quadriláteros relativas aos lados e ângulos; reconhecem a modificação sofrida no valor de um número quando um algarismo é alterado e resolvem problemas de composição ou decomposição mais complexos do que nos níveis anteriores; reconhecem a invariância da diferença em situação-problema; comparam números racionais na forma decimal, no caso de terem diferentes partes inteiras, e calculam porcentagens simples; localizam números racionais na forma decimal na reta numérica; reconhecem o gráfico de colunas correspondente a dados apresentados de forma textual; identificam o gráfico de colunas correspondente a um gráfico de setores; e resolvem problemas:realizando cálculo de conversão de medidas: de tempo (dias/anos), de temperatura (identificando sua representação numérica na forma decimal); comprimento (m/km) e de capacidade (ml/L); e de soma, envolvendo combinações, e de multiplicação, envolvendo configuração retangular em situações contextualizadas.Os alunos da 8ª série ainda:associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual; localizam números inteiros e números racionais, positivos e negativos, na forma decimal, na reta numérica; resolvem problemas de contagem em uma disposição retangular envolvendo mais de uma operação; identificam a planificação de um cubo em situação contextualizada; reconhecem e aplicam em situações simples o conceito de porcentagem; e reconhecem e efetuam cálculos com ângulos retos e não-retos.
275 Os alunos das duas séries: identificam as posições dos lados de quadriláteros (paralelismo); estabelecem relação entre frações próprias e impróprias e as suas representações na forma decimal, assim como localizam-nas na reta numérica; identificam poliedros e corpos redondos, relacionando-os às suas planificações; resolvem problemas: utilizando multiplicação e divisão, em situação combinatória; de soma e subtração de números racionais (decimais) na forma do sistema monetário brasileiro, em situações complexas; estimando medidas de grandezas, utilizando unidades convencionais (L).Na 8ª série: efetuam cálculos de números inteiros positivos que requerem o reconhecimento do algoritmo da divisão inexata; identificam fração como parte de um todo, sem apoio da figura; calculam o valor numérico de uma expressão algébrica, incluindo potenciação; identificam a localização aproximada de números inteiros não ordenados, em uma reta onde a escala não é unitária; e solucionam problemas de cálculo de área com base em informações sobre os ângulos de uma figura.
300 Os alunos da 4ª e da 8ª séries resolvem problemas: identificando a localização (requerendo o uso das definições relacionadas ao conceito de lateralidade) de um objeto, tendo por referência pontos com posição oposta à sua e envolvendo combinações; realizando conversão e soma de medidas de comprimento e massa (m/km e g/kg); identificando mais de uma forma de representar numericamente uma mesma fração e reconhecem frações equivalentes; identificando um número natural (não informado), relacionando-o a uma demarcação na reta numérica; reconhecendo um quadrado fora da posição usual; e identificando elementos de figuras tridimensionais. Na 8ª série, os alunos ainda: avaliam distâncias horizontais e verticais em um croqui, usando uma escala gráfica dada por uma malha quadriculada, reconhecendo o paralelismo entre retas; são capazes de contar blocos em um empilhamento representado graficamente e sabem que, em figuras obtidas por ampliação ou redução, os ângulos não se alteram. calculam o volume de sólidos a partir da medida de suas arestas; ordenam e comparam números inteiros negativos e localizam números decimais negativos com o apoio da reta numérica; conseguem transformar fração em porcentagem e vice-versa; identificam a equação do primeiro grau adequada para a solução de um problema; solucionam problemas: envolvendo propriedades dos polígonos regulares inscritos (hexágono), para calcular o seu perímetro;envolvendo porcentagens diversas e suas representações na forma decimal; e envolvendo o cálculo de grandezas diretamente proporcionais e a soma de números inteiros.
325 Neste nível, os alunos da 8ª série resolvem problemas: calculando ampliação, redução ou conservação da medida (informada inicialmente) de ângulos, lados e área de figuras planas; localizando pontos em um referencial cartesiano; de cálculo numérico de uma expressão algébrica em sua forma fracionária; envolvendo variação proporcional entre mais de duas grandezas;envolvendo porcentagens diversas e suas representações na forma fracionária (incluindo noção de juros simples e lucro); e de adição e multiplicação, envolvendo a identificação de um sistema de equações do primeiro grau com duas variáveis. Além disso: classificam ângulos em agudos, retos ou obtusos de acordo com suas medidas em graus; realizam operações, estabelecendo relações e utilizando os elementos de um círculo ou circunferência (raio, diâmetro, corda); reconhecem as diferentes representações decimais de um número fracionário, identificando suas ordens (décimos, centésimos, milésimos); identificam a inequação do primeiro grau adequada para a solução de um problema; calculam expressões numéricas com números inteiros e decimais positivos e negativos; solucionam problemas em que a razão de semelhança entre polígonos é dada, por exemplo, em representações gráficas envolvendo o uso de escalas;efetuam cálculos de raízes quadradas e identificam o intervalo numérico em que se encontra uma raiz quadrada não-exata; efetuam arredondamento de decimais; lêem informações fornecidas em gráficos envolvendo regiões do plano cartesiano; e analisam gráficos de colunas representando diversas variáveis, comparando seu crescimento.
350 Além das habilidades demonstradas nos níveis anteriores, neste nível, os alunos da 8ª série: resolvem problemas envolvendo ângulos, inclusive utilizando a Lei Angular de Tales e aplicando o Teorema de Pitágoras; identificam propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando as últimas às suas planificações; calculam volume de paralelepípedo; calculam o perímetro de polígonos sem o apoio de malhas quadriculadas; calculam ângulos centrais em uma circunferência dividida em partes iguais; calculam o resultado de expressões envolvendo, além das quatro operações, números decimais (positivos e negativos, potências e raízes exatas); efetuam cálculos de divisão com números racionais (forma fracionária e decimal simultaneamente);calculam expressões com numerais na forma decimal com quantidades de casas diferentes; conseguem obter a média aritmética de um conjunto de valores; analisam um gráfico de linhas com seqüência de valores; estimam quantidades baseadas em gráficos de diversas formas; resolvem problemas: utilizando propriedades dos polígonos (número de diagonais, soma de ângulos internos, valor de cada ângulo interno ou externo), inclusive por meio de equação do 1º grau; envolvendo a conversão de m 3 em litro;que recaem em equação do 2º grau; de juros simples; e usando sistema de equações do primeiro grau.
Rita Célia Faheinada Redação
http://www.opovo.com.br/opovo/cienciaesaude/732966.html
Você vai no supermercado e sai carregando um monte delas. Vai na farmácia e, nem que compre um único remédio, traz outra segura na mão. E até pra receber um exame de laboratório lá vem dentro da mesma embalagem. Ficamos acostumados a viver rodeados de sacolas plásticas sem nem perceber o mal que estamos fazendo pra nós mesmos. Afinal depois de usadas - muitas vezes uma única só vez - elas vão parar em lixões, nos rios, no mar, nos mangues, em cima das árvores (há verdadeiros "pés de sacos" às margens das rodovias) e até no estômago dos animais como as baleias. O plástico (polímero) foi inventado há exatos 100 anos, mas começou a tomar o lugar dos sacos de papel a partir da década de 80 do século passado. Desde então, foi tomando conta do planeta e não tem pressa de nos deixar porque é um material barato e ainda são poucos os que se dispõem a recolher e levá-lo para reciclagem. O seu ciclo de vida é até duvidoso. Há quem diga que demora 200 anos para se deteriorar, outros afirmam chegar a 450 anos. Ela diz que, nas cidades, as prefeituras poderiam fazer um trabalho de conscientização tanto nas comunidades como nas escolas.
Valine da Silva exibe a bela plástica e seu talento em danças árabes (dança do ventre) com muita simpatia
O pequeno Felipe completou seu primeiro aniversário rodeado de amiguinhos e familiares e vem para a coluna com o dengo da mammy Alessandra Vasconcelos
Cultural
Uma série inédita de 29 xilogravuras do artista Alfonso Ballestro estão expostas na Estação Pinacoteca a partir do dia 20 de outubro, na mostra Flores Silvestres – Série Axios.Além de apresentar as obras ao público, a exposição pretende contar o processo percorrido na elaboração do material, que vai da busca pela captação da imagem fotográfica pelas ruas de São Paulo à transposição da imagem para a linguagem da xilogravura no ateliê de Ballestro.Pessoas com necessidades especiais terão acesso a reproduções em relevo de algumas obras e textos em Braille. Outros portadores de deficiência serão atendidos por profissionais do Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca.
LISTA DE CLASSIFICADOS
J.Paulista
4 DTS, 2 STES., ESCRITÓRIO, 3 sls c/ Ter., 300m2 Úteis, Loc.Nobre, R$ 3.800, Cr.J4508, Tel.3885.2104
J. América
R$ 530.000 Imperdível, 205m2, 2 vagas demarcadas. Creci 10427. Tel: 3884-3322. [saiba mais]
MOEMA-ABX.AVAL.
S/ nv., bela fachada, 3dts., 1ste, 2grs., terr., lazer total. R$260.000- Ref.: NV-F.: 6889-7300-Cr.18970J
MORUMBI
Px.Portal R$380.000, 3 dt, 2vg, lav tço, copa, d.e, mob, ar condic, arm, lz F:3772-6100 -Cr:4457 -R003518
ARAÇOIABA SERRA - SP
Vdo 2 Terr R$30mil/ cada ou 2 p/ R$50mil Cond. alto padrão, 800m2. Ac c. oferta (15) 3236-6299
ALTO PINHEIROS
Reformado, 3 dorms., 1ste, carpete de madeira, coz. planejada, lazer. LP55877 C.14292-J F:3094-0555
http://classificados.uol.com.br/
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O tema que mais nos chamou atenção foi o de violência nas escolas. Quanta indignação vivenciamos em nosso pais. Onde a violência esta proliferando em todos os lugares, inclusive a violência contra professores. Que pais é esse que não se leva a serio nada, a educação é um caos, em quanto não tomarmos nenhuma atitude, iremos sucumbir , ser massacrados pelo sistema político do nosso pais.
Sandra e Viviane.
Algumas Questões Sobre a EJA...
TRABALHO REALIZADO PELAS ACADÊMICAS: CECÍLIA, GISELE E TATIANE HOLLANDINI
1) O que a EJA (Educação de Jovens e Adultos) representa?
A Educação de Jovens e Adultos - EJA representa, hoje, uma nova probabilidade de acesso ao direito à educação sob uma nova opção legal, acompanhada de garantias legais. A Educação de Jovens e Adultos não é um presente, nem um favor, tal como antes a própria legislação ou a prática das políticas educacionais a viam. Desde a Constituição de 1988 ela se tornou um direito de todos os que não tiveram acesso à escolaridade e de todos que tiveram este ingresso, mas não puderam completá-lo.
2) Qual um dos principais objetivos da EJA?
A aceitação da EJA é de grande sucesso, pois visa escolarizar e socializar esses indivíduos que não tiveram a oportunidade de estudar e, por conseguinte, sentem-se discriminados por não saberem ler, escrever, nem calcularem.
3) Quais são as vantagens de estar sendo alfabetizado na fase adulta?
A educação é tão valiosa que é uma condição prévia a muitas outras coisas de nossa sociedade: ler livros, entender cartazes, escrever cartas, sentar-se ao computador, navegar na rede mundial de computadores, votarem com consciência, assinar o nome em registros, ler um manual de instruções, participarem mais conscientemente de associações, partidos e desenvolver o poeta, ou o músico, ou o artista que reside em cada pessoa.
4) Ao longo dos anos, como tem sido a questão da EJA no Brasil?
A EJA vem ocupando um espaço reduzido no sistema educativo, estando marcada por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.
5) Quais possibilidades que a EJA em sua composição desperta para os alunos?
Possibilidades de uma educação de jovens e adultos trabalhadores, concebida não como estratégia de compensação, reposição, suplência ou de adequação ao mercado, mas principalmente, como meio de formação ampla e integral de homens e mulheres.
6) No que se baseia a EJA?
No princípio, estabelecido pela Constituição de 1988 e em seu artigo 205: toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
7) Qual a melhor maneira de ensinar alunos na EJA?
Para trabalhar com esses estudantes, é fundamental conhecê-los bem, as classes são heterogêneas, desta forma deverá haver uma diversificação de materiais e métodos, sendo eles adequados a idade e a necessidade.
8) O que acha dos recursos que utiliza na EJA? Por quê?
A EJA utiliza integralmente ou em partes, experiências da educação não-formal seguem as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas. Esse material tem uma flexibilidade que possibilita a liberdade do professor preparar seu planejamento, podendo incluir textos e atividades que possam melhorar a sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.
9) Qual é a relação de aluno professor na EJA?
Uma das principais características dos alunos na EJA é que têm baixa auto-estima e acanhamento da sociedade, por não ser alfabetizado. Uma das mais importantes lições para o professor é saber que ele é quem vai descobrir que tem muito a aprender, o professor irá perceber que tem muito a descobrir. Deste modo deve informar que a educação facilita as relações pessoais e sua integração profissional de seus alunos.
10) Porque há tanta evasão nesta educação?
A evasão nesse segmento é tão alta que chega a ser encarada como natural. Os conteúdos devem ter relação com a vida dos alunos, estimulante, tem-se a obrigação de responder as necessidades e lidar com os problemas pessoais dos alunos, afinal, na maioria dos casos eles sofrem com questões familiares, profissionais, conjugais entre tantas outras. É necessário que o professor além de um mediador de informações também seja um estimulador a prática escolar.
Questões Sobre a EJA - Realizada por Sandra e Viviane
Pela escassez dos recursos financeiros e materiais disponíveis para a área como também por praticas profundamente compensatórias, assistencialistas, aligeiradas, mecanicistas, com resultado pouco satisfatório, sem avaliação.
2) Há uma explicação para o difícil processo de legitimação do direito à educação para as populações pobres no Brasil?
O modo de tratar sujeitos analfabetos ou de baixa escolaridade como um grupo homogêneo, inadequação de currículos, conteúdos, métodos e materiais didáticos são a marca da discriminação que contribui significativamente para a manutenção das desigualdade e, consequentemente, para uma recorrente produção de excluídos.
3) Pode-se considerar o Eja como uma educação que irá suprir aquilo que ficou faltando na ausência de uma escola na idade própria, ou pela evasão?
Não, EJA deve ser tratada com valor em si mesma, considerando-se principalmente, as singularidades e propriedades dessa modalidade educacional, levando em conta as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
4) Por que o EJA, no Brasil, sempre ocupou espaço reduzido no sistema educativo?
Por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.
5) Como está a porcentagem de analfabetismo no Brasil?
O maior estado de numero de analfabetos e a Bahia, seguido de São Paulo. Mais da metade dos analfabetos encontran-se na região norte, depois vem o sudeste. A mesma taxa de analfabetismo é Distrito federal, seguido de Santa Catarina.
6) Os jovens e adultos que freqüentam o EJA tem qual objetivo em mente?
O objetivo maior é ingressar no mercado de trabalho ou garantir a permanência em seu trabalho.
7) O que a LDB determina quanto aos sistemas de ensino da EJA?
Determina que os sistemas de ensino devem viabilizar e estimular a acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre os diversos setores das esferas publicas.
8) Qual é a dificuldade enfrentada pelo sistema de ensino?
Incorporar as contribuições que a ed. popular tem trazido para a EJA. Os projetos que contemplam tais contribuições geralmente se organizam paralelamente ás estruturas das próprias secretarias de educação e da rede escolar, ficando sujeitos á descontinuidade das gestões administrativas.
9) Porque a juventude vem sendo um dos grandes protagonistas na sala de aula?
Porque a maioria desses jovens é produto de uma escolarização sem qualidade, pois as crianças entram na escola, não aprendem, repetem ou são empurradas para as series seguintes até se evadirem. Tornam-se jovem e adultos que receberam apenas um verniz de escolarização e um acúmulo de histórias educacionais de fracasso.
10) O que aponta o art 211 da Constituição?
A necessidade de haver uma atuação solidária dos sistemas de ensino da união, dos Estados e dos municípios, os quais devem responder solidariamente à crescente demanda e estimular inovações que possibilitem a organização de estratégias afirmativas entre parceiros.